sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CONCURSO SOCIOAMBIENTAL “DENGUE E LIXO, DESARME ESTA BOMBA”

Sete Lagoas é uma das cidades mineiras que mais cresceu nos últimos anos. A instalação de grandes empresas como a Iveco, Ambev e Brennand, vem trazendo novas perspectivas de desenvolvimento, antes alicerçado na siderurgia. Com 220.000 habitantes, a cidade experimenta um novo boom econômico que fez com que a mesma alcançasse a 4ª. Posição no PIB estadual .

Este fato gera a necessidade de dar especial atenção, entre outras coisas, ao impacto que tal desenvolvimento imprime à cidade, sendo a gestão dos resíduos sólidos um dos mais importantes. No atual estágio de desenvolvimento, torna-se imprescindível que Sete Lagoas comece a definir uma política neste setor sob pena de, em estágio de crescimento mais avançado, encontrar desafios maiores, e, por isto, mais caros, ou mesmo intransponíveis. Ademais, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em agosto de 2010, estabelece um prazo até 2014 para que os municípios se ajustem à nova legislação.
O lixo, além de refletir a cultura do desperdício nacional, sem os reaproveitamentos de diversas matérias primas úteis, constitui a causa ou contribui para diversas doenças urbanas, com impacto significativo na saúde da população. Uma delas , a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue,tem se tornado um flagelo em diversas regiões do Brasil, principalmente nos período chuvosos. Em Sete Lagoas, diversas regiões vêm apresentando índices alarmantes de infestação, com o Índice de Infestação Predial (IIP) chegando a 4.0, sendo que em alguns bairros este índice chega a 12.0, o que sinaliza para risco de surto epidêmico.
Cientes da necessidade de levar ao debate público as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, como contribuição para sua implantação em Sete Lagoas, e aproveitando este momento crítico do aumento dos focos de Aedes aegypti no município, o blog DENGUELIXO vem para cumprir o papel de instigar esta discussão. Afinal, como cidadãos, mais do que um direito, temos o dever de exercer a voz crítica, opinativa, em prol da nossa cidade. Acompanhe.
http://denguelixo.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário