terça-feira, 22 de junho de 2010

Minas Gerais foi sucesso da 7ª Feira da Agricultura Familiar, em Brasília

Produtos da agricultura familiar mineira, como queijo minas artesanal, doces, farinhas, café orgânico e artesanato, entre outros, estiveram presentes na 7ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que aconteceu em Brasília no período de 16 a 20 de junho último. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) acompanha a mostra dos produtores deste segmento rural. Minas Gerais marca presença em 30 estandes, sendo 27 de agroindústria e cinco de artesanato.

A feira, que começou na última quarta-feira (16 de junho), ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, às margens do Lago Paranoá. O evento reúne 650 empreendimentos familiares e mais de 550 toneladas de produtos de todas as regiões do país, além de uma extensa programação cultural que une o contemporâneo e a cultura de raiz.

A 7ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo do evento é mostrar a importância deste setor para a economia do país. Além de ser responsável por sete em cada dez ocupações do meio rural, a agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros, segundo o Censo do IBGE/2006.

Dados da Emater-MG e do último Censo agropecuário do IBGE apontam também que o número de estabelecimentos da agricultura familiar em Minas é de 437 mil, enquanto o número de agricultores do segmento no Estado é de cerca de 552 mil. Até dezembro deste ano a meta da empresa pública mineira é atender 440,8 mil agricultores familiares.

Fonte: EMATER

Nenhum comentário:

Postar um comentário